Corpo Diretivo

Eduardo Paz Ferreira | Presidente

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

eduardo paz ferreiraDecano do Grupo de Ciências Jurídico-Económicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Catedrático Jean Monnet (Comissão Europeia) em Economia Comunitária, Eduardo Paz Ferreira  especializou-se em finanças públicas, direito fiscal, direito económico, direito europeu e direito regional, organizando e participando em diversas conferências e colóquios em Portugal e no estrangeiro.

Advogado, jurisconsulto, presidiu a diversas comissões encarregadas da preparação de anteprojetos de legislação. Presidente da Comissão de Auditoria da Caixa Geral de Depósitos.

É Presidente da Assembleia da Faculdade e do Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da mesma Faculdade. Diretor da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal e Presidente do Conselho Científico da Revista Regulação e Concorrência.

Foi Presidente da Associação Fiscal, Chefe de Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional e membro do Conselho Superior do Ministério Público.

 

 

Nuno Cunha Rodrigues | Vice-Presidente

Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Fotografia_institucional_FDL

Licenciado, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa exerceu, entre outras funções, a de Chefe de Gabinete do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira e adjunto principal do Gabinete do Representante da República para a Madeira. Foi Chefe de Gabinete do Ministro da República para a Madeira.

Coordenador do Módulo Jean Monnet (Erasmus+) sobre Contratação Pública no Direito da União Europeia.

Membro do Conselho de Redacção da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal e membro do Conselho Consultivo e Editor da Revista de Regulação & Concorrência.

 

 

 

 

Luís de Lima Pinheiro | Vogal

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

luislimamoraisLicenciado, Mestre e Doutorado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Luís de Lima Pinheiro tem regido, no curso de licenciatura, as disciplinas de Direito Internacional Privado, Introdução ao Estudo do Direito e Direito do Comércio Internacional e, no curso de mestrado, as disciplinas de Direito Comercial Internacional, Direito Internacional Privado, Direito da Sociedade da Informação e Direito da Arbitragem.

Tem-se dedicado especialmente à área de Direito Internacional privado em que é autor de uma extensa obra, ao mesmo tempo que desenvolve obra académica em Portugal e no estrangeiro.

Membro da Académie Internationale de Droit Comparé/International Academy of Comparative Law, foi Presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem.

É Vogal da Direcção do Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.  

 

José Renato Gonçalves| Vogal

Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

joserenatogoncalvesLicenciado, Mestre e Doutor em Direito, na área de Ciências Jurídico-Económicas, pela mesma Faculdade. Membro do Conselho Académico da Faculdade de Direito, da Direção do Instituto Europeu (IE) e da comissão coordenadora do Conselho Redatorial da Revista de Concorrência e Regulação / Competition and Regulation Review (C & R). Para além do Instituto Europeu, tem colaborado com outros centros de investigação e ensino, incluindo o Instituto de Cooperação (IC), em cursos de pós-graduação realizados nos países de expressão portuguesa, o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF), ambos da Faculdade de Direito, o Centro de Culturas e Literaturas Europeias e Lusófonas (CLEPUL) e a Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes).

 

 

Paulo Alves Pardal| Vogal

Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

Doutoramento em Direito (Ciências Jurídico-Económicas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestrado em Direito Paulo_Alves_Pardal_Instituto_Europeu(Ciências Jurídico-Comunitárias) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Estudos Europeus (vertente Económica) pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Licenciatura em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Ex-assistente da Faculdade de Direito de Lisboa do grupo de Ciências Jurídico-Económicas. Ex-assistente convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Organizador e docente de diversos Cursos Pós-Graduação. Investigador do CIDEEFF. Áreas de investigação: Direito da União Europeia, Finanças Públicas, Direito Económico e Financeiro.

Voltar