Encontros do Instituto Europeu

7 de Fevereiro de 2012, pelas 18 horas
Livraria Almedina, Atrium Saldanha

Organização:

Eduardo Paz Ferreira
Nuno Cunha Rodrigues

 

O Instituto Europeu inaugura na próxima terça-feira, dia 7 de Fevereiro, os Encontros do Instituto Europeu

E Depois do Tratado Intergovernamental?

 Cartaz_Fevereiro_2012Com José da Cruz Vilaça e Nuno Piçarra

7 de Fevereiro, 18h00

Livraria Almedina Atrium Saldanha
Praça Duque de Saldanha, 1
Loja 71, 2º Piso
1050-094 Lisboa
Tel.: 213 570 428
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

A União Europeia vive um momento de profunda convulsão. O projecto de Tratado Intergovernamental não parece revestir-se de potencialidade para resolver os problemas da crise económica.

Num contexto de crise, alguns dos valores fundamentais do projecto democrático europeu começam a ser questionados na prática e até na Constituição de alguns países.

É, pois, fundamental, o debate dos temas europeus. O Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, a mais antiga instituição portuguesa consagrada a estes estudos, junta-se à Almedina, que tem no seu acervo a publicação de muitos e muito valiosos estudos europeus para um ciclo de conferências mensais em que irão sendo debatidos os mais importantes temas da actualidade europeia em painéis orientados por um conjunto muito diversificado de personalidades.

Na próxima 3.ª feira, dia 07, pelas 18H, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, inauguramos os “Encontros do Instituto Europeu” numa primeira de seis sessões que tem como convidado principal José Luís da Cruz Vilaça, nome de excelência no panorama jurídico, político e cultural português. Primeiro advogado-geral português, instalou e foi primeiro presidente do Tribunal de primeira instância. O seu prestígio no Tribunal de Justiça é enorme e a sua passagem pelo Luxemburgo muito honrou Portugal.

Dentro de meses, Cruz Vilaça voltará ao Luxemburgo, sucedendo a Cunha Rodrigues, que granjeou, igualmente um enorme prestígio pessoal no meio judicial e académico.

É, pois, um privilégio tê-lo como convidado, na primeira sessão do ciclo mensal de conferências do Instituto Europeu.

Cruz Vilaça convidou outro jurista de excelência - Nuno Piçarra - um dos mais destacados professores de Direito Europeu, para uma sessão em que, seguramente, o projecto de Tratado Intergovernamental terá posição de relevo.

Juntos e com a sua colaboração activa tudo faremos por um Portugal e uma Europa melhor. Não se esqueça que este é um momento de participação cívica fundamental. Esperamos por si.

Eduardo Paz Ferreira

Presidente do Instituto Europeu
Presidente do Instituto Direito Económico Financeiro e Fiscal

 

Cartaz

Programa 

Próxima sessão: 6 de Março

Informações: Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa
Tel.: 217933250
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Voltar