Encontros do Instituto Europeu

com Manuel Porto e Vital Moreira
17 de Julho, 18 horas
Livraria Almedina, Atrium Saldanha

A Europa e os Desafios Mundiais

Manuel Porto é um dos nomes de maior prestígio da Universidade Portuguesa, autor de uma obra prolixa na área da economia, do comércio internacional, do direito económico e do direito europeu, tendo marcado com o seu ensino inúmeras gerações de estudantes.

Para além da sua amada Faculdade de Direito de Coimbra, a cujo Conselho Directivo presidiu por um longo período, Manuel Porto tem lecionado em outras escolas de ensino superior, em Lisboa, Coimbra e Porto, sendo atualmente Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada, nesta cidade..

Especialmente relevantes foram outras contribuições suas para a causa pública, tais como Presidente do Conselho Nacional do Plano, do Conselho Nacional de Educação e da Comissão de Coordenação da Região Centro.

Na área política e, para além da dedicação à sua cidade de Coimbra, onde é Presidente da Assembleia Municipal, releva de modo especial a sua passagem pelo Parlamento Europeu entre 1989 e 1999, onde ao longo de dois mandatos granjeou respeito geral dos seus pares, bem expresso nos cargos para que foi eleito (Questor do Parlamento Europeu entre 1992 e 1994, Vice-Presidente da Comissão dos Orçamentos entre 1994 e 1997).

Autor de uma extensa obra na área do direito europeu, entre a qual figura o recente e fundamental Tratado de Lisboa – Anotado e Comentado, coorganizado com o seu discípulo Gonçalo Anastácio, Manuel Porto é uma voz fundamental da temática da União Europeia, que hoje nos orgulhamos de acolher.

Manuel Porto convidou para participar nesta sessão Vital Moreira, que nos orgulhamos igualmente de hoje receber.

Com uma brilhante carreira universitária, entrecortada com outros relevantes serviços à causa pública, Vital Moreira é um dos mais activos deputados europeus em exercício de funções.

Seguramente, todos os participantes neste importante debate sairão dele profundamente enriquecidos. Aqui fica, pois, o nosso convite para uma participação activa em mais uma jornada de cidadania.

Eduardo Paz Ferreira

Nuno Cunha Rodrigues

 

Cartaz

Informações: Instituto Europeu
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Voltar