Encontros do Instituto Europeu

As Universidades na Crise Europeia
com António Sampaio da Nóvoa
2 de Outubro de 2012, 18h
Livraria Almedina (Atrium Saldanha)

Organização:

Eduardo Paz Ferreira
Nuno Cunha Rodrigues

 

Com o início do ano letivo, o Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Almedina, recomeçam os Encontros Europeus, que tanto sucesso têm vindo a registar.

Não poderíamos encontrar melhor forma para lançar esta nova série de Encontros do que com a presença, que muito nos honra e sensibiliza, do Professor António Sampaio da Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, na sessão a realizar no dia 2 de Outubro próximo, pelas 18 horas, na livraria Almedina (Atrium Saldanha).

O Reitor Sampaio da Nóvoa é um dos professores portugueses com uma mais consistente carreira internacional, desenvolvida nos Estados Unidos e na Europa. Recorde-se que Sampaio da Nóvoa é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, tendo lecionado em importantes universidades estrangeiras, tais como Genebra, Paris V, Wisconsin, Oxford e Columbia.

A Universidade Portuguesa deve-lhe um contributo inestimável, traduzido na exemplar dinâmica da Universidade de Lisboa e na iniciativa de fusão das duas principais universidades da cidade, bem como no aprofundamento, em termos inéditos, do diálogo entre a Universidade e a sociedade.

Do seu sentido cívico fala-nos, de modo especial, o discurso que proferiu nas cerimónias do dia 10 de Junho e que foi capaz de dar um novo ânimo aos portugueses.

“A arrogância do pensamento inevitável é o contrário da liberdade. E nestes estranhos dias, duros e difíceis, podemos prescindir de tudo, mas não podemos prescindir nem da Liberdade nem do Futuro”, afirmou, então, Sampaio da Nóvoa. O Nosso futuro joga-se em Portugal, mas também na Europa. Daí a enorme expectativa de o ouvir. Será que também, neste domínio, nos conseguirá dar um novo ânimo?

Contamos, pois, caros amigos com a vossa presença de V. Exa. no próximo dia 2 de Outubro, às 18h00, na livraria Almedina (Atrium Saldanha).

No final será servido um Porto de Honra.

 

Folheto

Gravação

Informações: Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / 217933250

                                                                                           

Voltar