Encontros do Instituto Europeu

com José Medeiros Ferreira
8 de Janeiro de 2013, Livraria Almedina, Atrium Saldanha

CONVITE
Encontros do Instituto Europeu
8 de janeiro de 2013 pelas 18h na Livraria Almedina do Atrium do Saldanha 

 

"Não Há Mapa Cor-de-Rosa"

Com José Medeiros Ferreira

 

 

Organização:
Eduardo Paz Ferreira
Nuno Cunha Rodrigues

 

 

O Instituto Europeu orgulha-se de apresentar como convidado da próxima sessão dos encontros do Instituto, a ter lugar no próximo dia 8 de janeiro de 2013 pelas 18h na Livraria Almedina do Atrium do Saldanha o Professor José Medeiros Ferreira.

 

José Medeiros Ferreira foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros que iniciou o processo de adesão de Portugal às então Comunidades Europeias, tendo o seu tacto diplomático e profundo conhecimento de política internacional sido decisivos para a definição de uma estratégia que se viria revelar vitoriosa.

 

Anteriormente, Medeiros Ferreira tinha assinado a adesão de Portugal ao Conselho da Europa, acto que ficou a assinalar de forma especialmente impressiva o reingresso de Portugal no clube das democracias.

 

É particularmente simbólico que estes dois actos tenham tido a assinatura de um político que, desde a sua juventude, lutou pela instauração da democracia em Portugal, tendo um papel decisivo no movimento estudantil de 1962.

 

Também na sua qualidade de parlamentar europeu, Medeiros Ferreira foi um agente vivo da construção da realidade europeia, com uma presença activa e empenhada no Parlamento Europeu entre 1986 e 1989. Foi Presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República entre 1995 e 1999.

 

Para além da sua dimensão política, Medeiros Ferreira tem um estatuto intelectual ímpar na sociedade portuguesa, tendo influenciado diversas gerações que se viram enriquecidas pelo seu convívio, pela leitura dos seus livros a artigos e pelo seu ensino.

 

O seu blogue – Cortex Frontal – é um dos mais prestigiados da blogosfera nacional, nele se encontrando permanentemente observações, profundamente lúcidas, interpretações magistrais da realidade e inquietantes provocações intelectuais.

 

Convidado a falar sobre a União Europeia, comunicou-nos já o título da sua intervenção: Não Há Mapa Cor-de-Rosa, deixando no ar a mais viva curiosidade sobre a forma como encara a actualidade europeia.

 

É, pois, com o maior prazer que convido V.Ex.ª a partilhar mais um momento de excepção nos Encontros do Instituto Europeu.

 

Eduardo Paz Ferreira

 

Veja o vídeo aqui.

 

Informações: Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa
Tel. 217933250 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Voltar