Encontros do Instituto Europeu

com Cunha Rodrigues e Teresa Beleza
22 de Janeiro de 2013, pelas 18h, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha

 

CONVITE
Encontros do Instituto Europeu
22 de janeiro de 2013, pelas 18h, na Livraria Almedina do Atrium do Saldanha 

 

 com Cunha Rodrigues e Teresa Beleza

"A Abundância de Direitos em tempos de Crise"

 

 

Organização:
Eduardo Paz Ferreira
Nuno Cunha Rodrigues

 

 

 

O Conselheiro José Narciso da Cunha Rodrigues, que terminou recentemente as suas funções como juiz do Tribunal de Justiça Europeu, foi um dos magistrados que mais marcou a jurisprudência do mais alto europeu na primeira década do século XXI, ficando-se-lhe a dever um conjunto de acórdãos notáveis que abriram novos caminhos, designadamente em matéria de cidadania europeia, direito de residência e direitos sociais.

As suas finas análises de direito europeu  não surpreenderam em nada quanto se habituaram a ver nele não só um magistrado de excepção, mas um profundo analisador dos mecanismos da justiça, como ficou bem patenteado em obras como Em Nome do Povo ou Lugares do Direito.

           

Na sua longa carreira nas magistraturas judicial e do Ministério Público, que dirigiu por dezasseis anos, assim como nos doze anos no Tribunal de Justiça, Cunha Rodrigues sempre manteve um diálogo intenso com os meios académicos, procurando dar sempre a conhecer o seu pensamento à comunidade jurídica.

           

É uma especial honra para o Instituto Europeu poder acolher Cunha Rodrigues que traz aos Encontros do Instituto Europeu uma problemática do maior relevo e inovação, a da Abundância de Direitos em Tempo de Crise.

           

A esse propósito, não se pode esquecer a sua recente afirmação “... a rua, que os políticos se habituaram a considerar seraficamente como exercício saudável da liberdade de manifestação, vai encher-se cada vez mais de multidões que não são, como se quer fazer crer, meros indignados. São titulares de direitos inscritos nos mesmos textos que legitimam os que se sentam à mesa de Bruxelas”.

           

Numa sessão de inexcedível qualidade e actualidade e onde se multiplicarão questões e desafios fundamentais para os nossos dias, a Professora Doutora Teresa Pizarro Beleza concede-nos o privilégio de se juntar a essa reflexão.

Professora Catedrática e Directora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Teresa Pizarro Beleza é uma das mais fascinantes juristas e intelectuais portuguesas, renovando permanentemente o pensamento jurídico a abrindo caminhos de modernidade e progresso.

           

É com o maior prazer que convido V.Ex.ª a assistir a um debate de excepção, na próxima terça-feira, dia 22, pelas 18 horas, na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha, juntando-se ao impressivo número de personalidades que se reúnem em torno das iniciativas do Instituto Europeu.

 

Eduardo Paz Ferreira

 

Veja aqui o vídeo .

Informações: Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa
Tel.: 217933250 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Voltar