Encontros do Instituto Europeu

Inquietudes sobre a Europa
com José da Silva Peneda e João Ferreira do Amaral
5 de Fevereiro de 2013, 18h
Livraria Almedina, Atrium Saldanha

 

CONVITE
Encontros do Instituto Europeu
5 de fevereiro de 2013 pelas 18h na Livraria Almedina do Atrium do Saldanha

Inquietudes sobre a Europa
com Silva Peneda e Ferreira do Amaral

 

Organização:
Eduardo Paz Ferreira
Nuno Cunha Rodrigues

 

     Naquela que será, seguramente, uma das mais vivas sessões dos encontros do Instituto Europeu, Silva Peneda e Ferreira do Amaral vão expressar as suas Inquietudes sobre a Europa, no próximo dia 5 de Fevereiro, pelas 18 horas, na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha.

     É com o maior orgulho que o Instituto Europeu acolhe duas personalidades de excepção, que à vida política e cívica portuguesas têm dado o seu melhor, expondo sempre com grande frontalidade e invulgar qualidade o seu pensamento.

     Silva Peneda tem exercido o cargo de Presidente do Conselho Económico e Social por uma forma que lhe granjeou uma viva admiração na sociedade portuguesa, pela independência da sua actuação e pelo empenho na busca do maior consenso social.

     Antes de exercer as actuais funções, Silva Peneda consolidou um vasto currículo político, especialmente impressivo nas áreas sociais e da coordenação económica, tendo sido Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional do X Governo Constitucional e Ministro do Emprego e da Segurança Social dos XI e XII Governos.

     Deputado Europeu entre 2004 e 2009, foi Membro da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais; Membro da Comissão dos Orçamentos; Membro da Comissão temporária sobre os desafios políticos e os recursos orçamentais da União alargada (2007-2013). Em 2005, foi Chefe da Missão nomeado pela União Europeia para a observação das Eleições Legislativas na Venezuela.

     João Ferreira do Amaral, professor catedrático jubilado e antigo Director Geral do Departamento Central do Planeamento e assessor do Presidente Jorge Sampaio, é um economista geralmente respeitado que sempre se distinguiu pela qualidade e verticalidade das suas posições.

     Europeísta de longa data, Ferreira do Amaral foi, todavia, um dos poucos economistas a questionar os termos da adesão portuguesa ao Euro. Ao longo dos anos têm sido múltiplas as suas tomadas públicas na matéria e sairá, em breve um novo livro seu com o titulo desafiador de "Portugal e o Euro: um Desafio Necessário".

     É com o maior orgulho e a mais profunda gratidão pela disponibilidade dos nossos dois oradores que temos o maior prazer de convidar V. Ex.ª para mais este encontro do Instituto Europeu.

    

     Eduardo Paz Ferreira
     Nuno Cunha Rodrigues

 

Veja aqui o vídeo.

 

Informações: Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: 217933250

 

Voltar