Encontros do Instituto Europeu

Um Sistema Bancário para o Crescimento Económico na Europa
Com Fernando Faria de Oliveira e Henrique Granadeiro
vídeo disponível

 

Encontros do Instituto Europeu

9 de Abril, 18h na Livraria Almedina (Atrium Saldanha)

 

Organização
Eduardo Paz Ferreira
Nuno Cunha Rodrigues

 

 

Na linha de excelência que tem caracterizado os encontros anteriores, Faria de Oliveira é o próximo orador convidado pelo Instituto Europeu para o Encontro/Debate de dia 9 de Abril, às 18h00, na livraria Almedina do Atrium Saldanha, Lisboa. Com ele vai estar, também, Henrique Granadeiro

 

Numa Europa em recessão económica, em que a União Bancária tarda em afirmar-se e em que o resgate do sistema financeiro exigiu um enorme esforço dos contribuintes, que não chegou para afastar todas as dúvidas de solvência ou garantir um financiamento regular da economia, o tema “Um sistema bancário para o crescimento económico na Europa” é da maior importância.

 

Faria de Oliveira, pelo seu impressionante curriculum de serviço público nas áreas política, económica e financeira e pelos cargos que actualmente ocupa – Presidente da Caixa Geral de Depósitos e da Associação Portuguesa de Bancos, é um orador especialmente qualificado.

 

A recente intervenção no Chipre, com as suas características inéditas e apresentada por alguns como modelo a seguir em próximos resgates aumentaram a incerteza, enquanto que em Portugal, a banca continua a debater-se entre a necessidade de se reestruturar e solucionar as imparidades e a urgência em apoiar o sector empresarial produtivo e a economia em geral.

 

Para além de compreender a perspectiva da banca, parece igualmente importante conhecer o modo como o mundo empresarial olha para este problema.

 

Poucas personalidades estariam tão bem colocadas para esta tarefa como Henrique Granadeiro, chairman PT que, há anos, ocupa um papel central no mundo económico e é, unanimemente, considerado como um empresário de referencia, pela capacidade de gestão, decisão, inovação e internacionalização numa área fortemente competitiva.

 

Ficar a conhecer as visões destas duas personalidades de excepção sobre estas importantes questões, participando neste debate, é o convite que aqui lhe deixamos.

 

Veja aqui o vídeo

Informações: Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Tel.: 217933250
Voltar