Como viver com o Semestre Europeu?

24 de maio de 2016 | 18:00

Aditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian

Com Paulo Trigo Pereira e Marco Capitão Ferreira

 

Através de sucessivos instrumentos jurídicos e até de um Tratado intergovernamental, que se sobrepôs aos Tratados Europeus, a União Europeia criou um verdadeiro colete de forças à gestão das finanças públicas de cada Estado, minimizando os poderes de decisão orçamental dos parlamentos, clássica conquista das revoluções liberais.

 

Que possibilidades restam aos governos e parlamentos nacionais? Como se pode viver com estas regras sem comprometer o nosso presente e futuro?

 

Para discutir estas questões e analisar o semestre europeu, o Instituto Europeu convidou Paulo Trigo Pereira, professor catedrático do ISEG e deputado à Assembleia da República, e Marco Capitão Ferreira, professor auxiliar da Faculdade de Direito.

 

Este será um debate fundamental e que seguramente não quererá perder. O quarto encontro do Instituto Europeu nos 30 anos de adesão à União Europeia decorre no próximo dia 24 de maio, pelas 18:00, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Inscrições e informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Semestre_Europeu

Voltar