(1937-2022)
A direção, os sócios e demais colaboradores do Instituto Europeu cumprem o triste dever de comunicar o falecimento do Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha.
O Professor Pitta e Cunha teve um papel decisivo na aproximação de Portugal às instituições europeias ainda antes do 25 de Abril e que viria a desenvolver mais tarde não só com a criação do Instituto como na realização de grandes conferencias internacionais que foram ajudando a criar um ambiente europeísta na sociedade portuguesa.
Tendo recebido a Cátedra Jean Monnet, dedicou-se ao longo de décadas aos estudos europeus, não se furtando a assumir posições críticas quando as orientações dos órgãos da União não lhe pareciam as mais corretas.
Na Faculdade de Direito, o seu papel no ensino do Direito Europeu foi absolutamente decisivo e graças a ele a Faculdade ganhou um importante estatuto neste domínio.
Através de uma série de pós-graduações no Instituto Europeu desenvolvidas a partir dos anos 80 assumiu uma função fundamental na formação dos quadros que iriam integrar a União Europeia e a ligação de Portugal, assim como muitos dos quadros que entre nós desenvolveram o Direito e a Economia europeus.
Jubilado da Faculdade de Direito, continuou a dar a sua colaboração ao Instituo Europeu de uma forma que merece a nossa eterna gratidão.
A memória do Homem e do Professor Paulo de Pitta e Cunha nunca será esquecida.
Apresentamos à família e aos seus antigos alunos os nossos sentidos pêsames.