Livro: União Europeia. Reforma ou Declínio

Livro publicado pelo Instituto Europeu no âmbito dos 30 anos de adesão à União Europeia

 

O Instituto Europeu, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnlogia (FCT), a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Centro de Investigação de Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal (CIDEEFF), apresenta o livro União Europeia. Reforma ou Declínio, editado pela Nova Vega e apresentado na conferência Luzes e Sombras da União Europeia.

 

O livro tem a colaboração de alguns dos maiores conhecedores de temas europeus que são, simultaneamente, dos mais profundos e inovadores pensadores nas suas áreas do conhecimento ou da ação. A sua leitura é profundamente enriquecedora pelo manancial de informação e reflexão que os autores generosamente colocaram à disposição de todos, assegurando condições para uma discussão mais séria sobre o futuro da União Europeia.

 

Nas páginas de União Europeia. Reforma ou Declínio encontram-se referenciadas várias realizações da União, mas também a crise em que estamos mergulhados, os caminhos que se iniciam e ficam a meio, as áreas para as quais não se procuram respostas, os problemas para que se adiantam remédios e as solições erradas dadas a questões de importância fulcral.

 

O livro conta com artigos da autoria de Alessandra Silveira, Américo Brás Carlos, Ana Gomes, Ana Maria Guerra Martins, André Peralta-Santos, António Goucha Soares, Carlos Coelho, Carlos Costa Pina, Clotilde Celorico Palma, Constantino Sakellarides, Francisco Louçã, Guilherme d’Oliveira Martins, J. N. Cunha Rodrigues, João Ferreira do Amaral, João Miguel, João Semedo, José A. da Silva Peneda, José Castro Caldas, José Leitão, José Reis, José Renato Gonçalves, Luís Castelo-Branco, Luís de Lima Pinheiro, Manuel Porto, Marco Capitão Ferreira, Miguel Sousa Ferro, Nuno Cunha Rodrigues, Paulo de Pitta e Cunha, Pedro Adão e Silva, Pedro Infante Mota, Ricardo Cabral, Ricardo Paes Mamede, Rui Tavares e Sofia Crisóstomo.

 

De leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pelos desenvolvimentos da União Europeia e do seu futuro, União Europeia. Reforma ou Declínio estará à venda, brevemente, nas livrarias habituais. Para já, pode encontrá-lo na loja da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 

Capa União Europeia. Reforma ou Declínio

Voltar