O Prémio foi entregue no dia 9 de maio, às 17:00, no Grande Auditório da Culturgest.
O júri manifesta grande satisfação pelo quantidade e qualidade de trabalhos submetidos à sua apreciação no âmbito da terceira edição do Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha, que confirmam que o interesse pelas matérias de integração europeia continua vivo e pujante entre nós, com as duas dezenas de candidaturas submetidas a concurso.
A escolha foi, por isso, difícil e diversos trabalhos mereciam ser escolhidos.
O júri, composto por Manuel Porto, Alessandra Silveira, Nuno Piçarra, Nuno Cunha Rodrigues, Miguel Sousa Ferro e Eduardo Paz Ferreira, decidiu atribuir o prémio a Francisco Abreu Duarte, pelo trabalho Crónica de uma morte anunciada: o protocolo n.º 16 à CEDH e o príncipio da autonomia da União Europeia.
A entrega do prémio decorreu no dia 9 de maio, pelas 17:00, no Grande Auditório da Culturgest, no âmbito da Conferência "A comunicação pode reforçar a União Europeia? A comunicação pode destruir a União Europeia?", onde debatemos as grandes questões ligadas à comunicação que têm assolado os últimos tempos.
A todos os candidatos deixamos uma palavra de estímulo para que prossigam a investigação e carreira académicas, felicitando, mais uma vez, pela magnífica qualidade dos trabalhos submetidos a concurso.