O Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa atribui anualmente o Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha, que visa homenagear uma incontornável figura da história do Instituto Europeu, unanimemente considerado como um dos grandes impulsionadores dos estudos europeus em Portugal.
No ano de 2016, a primeira edição do prémio recebeu mais de 30 candidaturas, confirmando que o interesse pela investigação das matéras de integração europeia se mantém. Em 2017 e em 2018, durante a segunda e terceira edições do prémio, o interesse manteve-se, comprovado pelas mais de duas dezenas de candidaturas submetidas.
O Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha destina-se a alunos matriculados em qualquer um dos graus de ensino do ensino superior durante o ano letivo em curso. Para avaliação serão aceites trabalhos de investigação inéditos nas áreas do direito da União Europeia (UE), integração europeia, relações entre Portugal e UE, economia europeia ou união económica e monetária. O prémio para o melhor trabalho será no valor de 2.500€.
A todos os candidatos deixamos uma palavra de estímulo para que prossigam a investigação e carreira académicas e incentivamos à candidatura a este prémio.
Edição de 2019
As candidaturas ao Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha 2019 estão abertas até 22 de março de 2019.
Edição de 2018
O Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha 2018 foi entregue a Francisco Abreu Duarte, pelo trabalho pelo trabalho Crónica de uma morte anunciada: o protocolo n.º 16 à CEDH e o príncipio da autonomia da União Europeia.
Edição de 2017
O Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha 2017 foi entregue a Rita de Sousa Costa e Tiago Sérgio Cabral, pelo trabalho A Crise Existencial da União Europeia: Ensaio em torno da realização do projecto europeu no quadro dos desafios geopolíticos e jurídico-institucionais actuais.
Edição de 2016
O Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha 2016 foi entregue a Luís Baltazar, pelo trabalho O Euro arrastou Europa para a estagnação secular. Como salvar Portugal?.