Conferências do Instituto Europeu, CIDEEFF e da Cátedra Jean Monnet- Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia
19 de novembro, às 17h00, via ZOOM
O Instituto Europeu, o CIDEEFF e a Cátedra Jean Monnet organizam durante os meses de novembro e dezembro um ciclo de conferências com o tema principal "Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia"
Moderação: Eduardo Paz Ferreira
COORDENAÇÃO: EDUARDO PAZ FERREIRA
II Sessão - Como olhamos para a União Europeia hoje?
ORADORES
José Narciso Cunha Rodrigues
Procurador Geral da República durante 16 anos e Juiz do Tribunal Europeu de Justiça em 2 mandatos num total de 12 anos.
É uma das mais brilhantes figuras do universo jurídico português.
Como Juiz Europeu marcou profundamente a orientação da jurisprudência designadamente no domínio dos Direitos Sociais, vide “Jurisprudência Cunha Rodrigues – Comentários”, coordenado por Eduardo Paz Ferreira, Maria Luísa Duarte e Miguel Sousa Ferro, Lisboa 2013.
Hoje em dia que pensará Cunha Rodrigues da evolução do Estado da União Europeia?
António Costa e Silva
Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e CEO da Partex Oil and Gas.
Foi, apesar de todo o prestígio universitário e empresarial, uma figura relativamente pouco conhecida do grande público.
Em 2020, e trabalhando sozinho, delineou o plano de recuperação económica do país após a pandemia, revelando um profundo conhecimento e uma capacidade rara de pensar no futuro de Portugal.
Para trás ficou uma história dolorosa em Angola, seu país de origem, e uma obra poética em que muitas vezes se associou a Nicolau Santos.
Que visão terá Costa e Silva da União Europeia e do seu papel?
Carlos Branco
Major-General e investigador do IPRI-NOVA, Carlos Branco é um dos mais argutos analistas da política externa e da geopolítica mundial.
No seu percurso figuram diversas missões no estrangeiro exercidas com especial brio e uma capacidade única de desfazer as falsas notícias, e com os seus livros revelou uma retidão de carácter, honestidade e coragem ao questionar as versões oficiais sobre as guerras dos Balcãs.
Como verá Carlos Branco o papel atual e futuro da União Europeia na cena mundial?
Francisco Louçã
Fundador e ex-coordenador do Bloco de Esquerda, é professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão, autor de uma longa bibliografia com diversas distinções internacionais. Foi Conselheiro Consultivo do Banco de Portugal entre 2017 e 2020 e é actualmente Conselheiro de Estado.
Afastado da política activa, continua a refletir com grande qualidade sobre a mesma.
O seu papel na alteração do sistema político português foi extremamente relevante e modificou o panorama partidário que vinha do 25 de Abril.
A União Europeia é um tema a que tem dedicado muita da sua atenção.
Como Francisco Louçã verá hoje a evolução da UE?
Rosalia Vargas
Presidente da Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e presidente do Pavilhão do Conhecimento, tem dinamizado com uma determinação rara a divulgação da ciência em Portugal.
Com um carisma invulgar e uma empatia peculiar, são inúmeros os seus admiradores.
Rosalia Vargas trabalha muito em ligação com a União Europeia.
Que pensará Rosalia Vargas sobre as possibilidades actuais e futuras da EU?
Patrícia Bastos
Mestre em Filosofia e Licenciada em Direito, é actualmente assistente convidada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Espírito inquieto e especulativo, representa uma geração diferente dos membros do restante painel.
Patrícia Bastos trará seguramente uma perspectiva inovadora e interessante ao debate.
Que pensará a Patrícia Bastos sobre a União Europeia de hoje?
EXCLUSIVAMENTE ONLINE
Inscrições e informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Outras conferências: https://www.ieconferencias.pt/eventos/