O Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Embaixada do Japão convidam para o
28 de Outubro de 2014, 9h30-18h
2014 é um ano importante para a relação entre a União Europeia e o Japão. Estão em fase decisiva dois processos de negociação, o do Acordo de Parceria Estratégica (APE) para desenvolver uma cooperação ampla a nível político, económico e social e o Acordo de Livre Comércio (ACL), para estimular o crescimento, a competitividade e a criação de emprego em ambas as partes.
Visando promover laços mais estreitos entre o Japão e a União Europeia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e a Embaixada do Japão co-organizam um Colóquio intitulado "“Japan, Portugal and EU Cooperation: Strengthening Foundations for Tomorrow’s Challenges”, que terá lugar em Lisboa, no Palácio das Necessidades, no dia 28 de Outubro.
As negociações em curso, que visam o incrementar as relações UE-Japão e concretizar um potencial inexplorado, estão numa fase importante. Este evento procurará apresentar o estado das relações até à data, discutir o que se pode esperar para o futuro, bem como aprofundar áreas de interesse comum.
Lançadas oficialmente no dia 25 de Março de 2013, as negociações UE-Japão para o Acordo de Comércio Livre estão indo para sua sétima rodada, que terá lugar em Bruxelas, em 20 de outubro de 2014.
O ACL procura eliminar barreiras comerciais, facilitar o comércio e reforçar os laços comerciais, bem como a abertura do mercado dos contratos públicos e reforçar a cooperação em questões como a propriedade intelectual. Espera-se que o acordo tenha um impacto positivo em ambas as economias. As estimativas iniciais projectam um aumento de aproximadamente 0,7% para o PIB europeu e a criação de até 400.000 empregos, enquanto as exportações japonesas para a UE poderão aumentar até 23,5%.
O Colóquio vai reunir um conjunto de representantes de partes interessadas, incluindo membros do governo e institucionais de alto nível, corpo diplomático, academia, sector empresarial, sociedade civil e meios de comunicação.
A Embaixada do Japão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros esperam promover o diálogo e estimular um intercâmbio de ideias e cultura.
Como primeiros europeus a chegar ao Japão, em setembro 1543, Portugal acolhe este evento como uma oportunidade de renovar e ampliar as relações bilaterais entre Portugal eo Japão no âmbito da UE-Japão.
Entrada livre sujeita a inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.