9 de Maio de 2012
A Gravação da Conferência já está disponível
Há sessenta e dois anos, Robert Schuman proferiu a célebre Declaração que conduziu à criação das Comunidades Europeias, que permitiram paz, progresso económico e bem estar às populações dos Estados que estiveram na sua origem e daqueles que vieram a aderir mais tarde.
Os decepcionantes últimos anos da experiência de integração europeia não nos devem levar a esquecer o generoso impulso inicial nem a validade do projecto dos pais fundadores.
Tal como proclamaram os chefes de Estado e Governo dos Estados signatários do Tratado de Roma, desejamos reforçar a unidade europeia e assegurar o seu desenvolvimento harmonioso pela redução das desigualdades entre as diversas regiões e do atraso das menos favorecidas, ao mesmo tempo que aspiramos a afirmar a solidariedade e a abertura do espaço europeu.
Por tudo isso, no dia da Europa, vamos celebrar a terra de paz, de circulação,
intercâmbio de pessoas e ideias e de encontro de culturas, que queremos seja a União Europeia.
A Europa tem de ser um projecto de alegria e não uma fonte de preocupações e incertezas.
Orgulhamo-nos de juntar num Concerto para a Europa a Orquestra Todos - expressão especialmente feliz de Lisboa cidade cosmopolista - e Cristina Branco, uma das vozes emblemáticas do Fado, que leva a sua arte e todos os cantos da Europa.
Em nome do Instituto Europeu da FDL e com o apoio do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Douror António Sampaio da Nóvoa, e da Presidente da Secção Portuguesa do Movimento Europeu, Professora Maria Carrilho, tenho a honra de convidar V.Ex.ª para o concerto a realizar a 09 de Maio de 2012, pelas 21H, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Eduardo Paz Ferreira