A Europa é uma Utopia?
com Paulo de Pitta e Cunha
Paulo de Pitta e Cunha foi, desde sempre, um nome fundamental do debate europeu em Portugal. Defensor da integração europeia ainda antes de a Democracia a ter tornado possível, deve-se-lhe um notável trabalho de reflexão sobre as consequências da adesão na economia portuguesa.
À frente do Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa e da INTEUROPA organizou um conjunto de conferências internacionais que permitiram debates vivos e aprofundados, ao mesmo tempo que as sucessivas pós-graduações por si dirigidas proporcionaram uma formação especializada aos quadros da Administração Pública, a futuros funcionários das Instituições Europeias e à generalidade das comunidades jurídica e económica portuguesas.
Aquando da entrada de Portugal na moeda única, Pitta e Cunha foi uma das raras vozes a manifestar-se contra essa opção e a questionar os termos da União Económica e Monetária.
Num momento em que tempestades e ameaças se abatem sobre a Zona Euro, é imperioso ouvir a sua voz. É isso que vamos fazer na próxima sessão dos Encontros do Instituto Europeu, a ter lugar na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha, num debate que se anuncia, como todos os anteriores, de grande qualidade e intensidade académica e cívica.
É, pois, com o maior prazer que vos conviamos a participar em mais esta jornada do Instituto Europeu.