Nos anos cinquenta do século passado, o grande escritor alemão Thomas Mann falava do dilema que se colocaria à Alemanha: ser uma Alemanha Europeia ou criar uma Europa Alemã.
Sessenta anos depois, a Alemanha impôs à União Europeia uma política de austeridade com resultados económicos profundamente negativos e que ameaçam prolongar-se por décadas.
Ao mesmo tempo, a chanceler e o governo alemão não hesitam em criticar opções de política interna dos Estados, como ficou patente com o comentário sobre o número de licenciados portugueses.
É tempo de fazer um balanço: temos uma Alemanha Europeia ou uma Europa Alemã?
É este o tema da conferência que temos o prazer de organizar no quadro do IDEFF e do Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no próximo dia 26 de novembro, pelas 9h30, e para a qual temos a honra de vos convidar, certos da importância desta reflexão e do seu empenho cívico e cultural.
Permitimo-nos, ainda, pedir que divulguem junto dos vossos amigos e de todas as pessoas que julguem poder estar interessadas em participar.
Eduardo Paz Ferreira
Nuno Cunha Rodrigues
Miguel Sousa Ferro
Apresentação do Eng. Bernardo Meyrelles do Souto
Apresentação do Prof. Doutor Ricardo Cabral
Informações e Inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.