23 de junho de 2016, 15:00
A reflexão que faltava sobre as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia.
No dia 23 deste mês, os cidadãos do Reino Unido decidiram pela saída da União Europeia. Uma opção plena de consequências para aquele Estado, mas também para a União Europeia. Por isso, juntámos um conjunto de personalidades das mais diversas áreas que, ao mesmo tempo que os cidadãos britânicos votavam, no quadro do Instituto Europeu da Faculdade de Direito, refletiram sobre o sentido do referendo e o day after.
No debate passaram questões como o que fariam os participantes se fossem cidadãos britânicos (e, já agora, se houvesse um referendo em Portugal), quais as consequências para a sociedade e economia britânica, qual o impacto sobre o futuro da União Europeia, que reflexos teria uma ou outra decisão sobre os sistemas financeiros britânico e da União Europeia ou o que se alteraria no plano da segurança e geo-estratégia europeia.
Ana Guerra Martins (professora universitária), Carlos Branco (general), Diogo Feio (ex-eurodeputado e professor universitário), Francisco Louçã (ex-deputado e professor universitário), Francisco Seixas da Costa (embaixador e antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus), Marco Capitão Ferreira (professor universitário), Maria João Carioca (presidente da Euronext Lisboa), Paulo Macedo (antigo ministro da Saúde), Paulo Sande (ex-chefe da representação do Parlamento Europeu em Lisboa), Rui Tavares (ex-eurodeputado) e Viriato Soromenho-Marques (professor universitário) foram os oradores convidados para esta sessão.
Clique aqui para ver o vídeo da conferência.
Clique aqui para ver o cartaz.