Pós-Graduação Reforma da Regulação Financeira
De Maio a Novembro de 2011
Coordenação Científica: Prof. Doutor Luís Silva Morais - Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Prof. Doutor René Smits - Professor da Universidade de Amesterdão - Centre for Law and Economics
O CURSO de PÓS-GRADUAÇÃO “REFORMA DA REGULAÇÃO FINANCEIRA – NA SEQUÊNCIA DA CRISE INTERNACIONAL” tem como base uma parceria entre, por um lado, o Instituto Europeu (IE) e o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF), ambos da Faculdade de Direito de Lisboa, e, por outro lado, o Instituto de Formação Bancária (IFB) e o Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB), ambos criados pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).
Assenta ainda na participação de uma rede de especialistas em regulação financeira, numa perspectiva interdisciplinar – económica-financeira e jurídica – de várias universidades e centros de investigação europeus e norte-americanos de primeiro plano. Conta também com o apoio de várias autoridades de regulação financeira, de associações internacionais de reguladores, bem como de Instituições Europeias.
O propósito essencial do Curso é o de proporcionar uma análise global, sistemática e proactiva das grandes tendências de reforma da regulação financeira, na sequência da crise económica internacional, assegurando em primeira mão um acompanhamento crítico desse movimento e antecipando até algumas das suas etapas próximas ou prováveis. Não obstante a sua perspectiva geral orientada para a reforma global do sistema financeira, o Curso assume um enfoque essencial na área da reforma da regulação bancária (área no fulcro da recente crise financeira e decisiva para a sua ultrapassagem e para a prevenção de situações futuras comparáveis).
A abordagem original seguida neste Curso assenta em três aspectos primordiais:
(i) Perspectiva dinâmica de análise de um complexo processo de transformação da regulação financeira, desenvolvida em paralelo com a própria aprovação e concretização faseada das principais reformas;
(ii) Desenvolvimento em simultâneo de uma abordagem de base teórica mas orientada para a prática numa perspectiva mista, incorporando quer critérios ou parâmetros de supervisão financeira, quer de uma adequada cultura de compliance das instituições financeiras (maxime, bancos);
(iii) Metodologia interdisciplinar, assegurada pelo perfil académico e profissional dos docentes e pelos objectivos programáticos assumidos, compreendendo quer uma essencial dimensão económico-financeira, quer uma dimensão jurídica.
Destinatários:
Os destinatários do Curso são prioritariamente entidades envolvidas, a vários títulos, em práticas de compliance no seio de instituições financeiras supervisionadas, ou actuando no domínio da supervisão financeira, compreendendo economistas, gestores e/ou juristas (em instituições financeiras supervisionadas ou em autoridades de regulação).
Numerus clausus: 25.
Critérios de selecção: Avaliação curricular e ordem de inscrição
Com o apoio da Cátedra Jean Monnet de Regulação Económica Europeia
Informações e inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.